terça-feira, 11 de novembro de 2008

ProdutoCLONE part 2

Bem como a agitação em volta do ProdutoCLONE part 1 foi muita...não vos vou fazer esperar mais, aqui esta a part 2.

Sam The Kid - A Partir de Agora

Produção: Sam the Kid

Dilated peoples ft. Devin the dude - Poisonous


ou..
Kalibrados - Soldados Civis

Produção:Laton

Shurik'N - Lettre do album "Ou Je Vis"



A minha pergunta é… Onde esta a originalidade? será que fazer um beat é só arranjar um sample qualquer e meter uns bum bum tra tra? Podem vir com mil e uma teorias em relação ao que é samplar.. Aceito, respeito e compreendo todas. Mas será que isto é criativo? Será que é assim que os produtores bons produzem?

hhH

31 comentários:

Anónimo disse...

AIIIIIIIIIIIIIIIII...o Sam fez isso? Eu não percebo muito de produção... mas até a minha irma de 2 anos vé que isso é plagio sam..

Anónimo disse...

Granda espiga!!! Estão a desmascar todos... hihihihihihihi agr é que vão se ver as caras de todos

Anónimo disse...

gandas parvalhoes.. volto a dizer o que disse no post anterior.. TODA A GENTE NO MUNDO, TEM SAMPLES/BEATS/PRODUÇOES/TOQUES SEMELHANTES A MUITA OUTRA GENTE TAMBEM NO MUNDO! get it? é preciso repetir? :D que gentinha esta.. falam do rap tuga? pa.. o Dre Dre ja foi processado, o eminem ja foi processado, o jdilla tem beats onde dá pa reconhecer o sample quase por inteiro, o just blaze idem aspas.. o kakye west entao é á descarada, até á pack's na net com os sons originais que o pessoal pode sacar pa tentar reproduzir os beat's dele.. looolll, vcs é que me metem vergonha com essa mentalidade mentecapta..
volto a dizer, sendo o rap uma construçao musical feita apartir de outra existente (sample) nao é normal que muita gente utilize coisas que por sua vez ja foram utilizadas por outros e re-utilizadas? epa.. por amor de deus.. este blog está a desiludir-me, e nao é só o autor.. sao os leitores tambem.. tudo se queixa, mas continuam todos a mamar da mesma teta e a consumir o que tanto criticam! aplausos clap clap :D

VOCES TAO LÁ! PROPS!
fucking weirdos..

Anónimo disse...

vocês tão todos fodidos dos cornos com estas teorias do plágio and shit...acho que vocês não sabem mesmo o que é hiphop..ainda há dias ouvi um som novo do Pete Rock onde ele flipava um sample mais batido que o cagar. Segundo vocês, ele não o deveria ter feito né, tinha telefonado ao Will.I.Am pra irem samplar uns instrumentos e fazer uma composição completamente original. Please..se vocês não curtem hiphop não estrilhem, piem pianinho que a paciência é memo curta. Tshhick Blauu, Kromoh di ghetto style buhahahah

Anónimo disse...

já agora deixo uma pergunta em aberto ao nosso autor e aos nossos leitores: o que é um produtor bom? onde está realmente alguem 100% criativo? por favor, gostaria que me indicassem alguem que tenha TODO um portfolio de produçao instrumental onde nao se consiga distinguir o sample ou outra caracteristica sonora que nao tenha sido utlizada por ninguem NO MUNDO! Se me conseguirem mostrar isso com coerencia e correctamente justificado com provas audiveis, estes post's entâo têm uma razao logica e concreta de ser.. até prova em contrario, tudo o que dizem é meramente utopico, inexistente e esta conversa toda é só para encher chouriços..

Boa pesquisa :D

Anónimo disse...

A questão é: A FALTA DE ORIGINALIDADE!!!!! FALTA DE CRIATIVIDADE!!!! Então mas vocês são burros ou fazem-se... A cena do Nbc é coincidência.. mas o do Sam e do Laton eles samplarao msm estes sons.. eu sei pk conheço outros sons onde eles fizeram isso e eu acho que samplar rap para criar rap é a coisa mais estúpida que existe..sampla rock pa fazer rap ou fado e faz rap..agora samplar rap para fazer rap é uma autentica falta de criatividade..é um produtor nem sequer se dar ao trabalho de ouvir outro estilo de musica para ir buscar um sample pa fazer rap!
Ate porque a maioria dos produtores nacionais samplao mas uma coisa é samplar outra é pegares num sample e so meteres uns bombos e umas ta rolas por cima e já esta...por favor!

Se produzir é isso então vamos todos ser produtores.

HipHop Hater disse...

A QUESTÃO NÃO È O FACTO DE USAREM O MESMO SAMPLE!!!! A QUESTÃO È USAREM DA MESMA MANEIRA QUE OUTRO PRODUTOR USOU!!!!

Isso acaba por significar que ouviram a musica já existente. tiraram o sample e meteram bum bum tra tra..e já esta!

Vão me dizer que o sam the kid não conhecia este som dos Dilated People??? ???? ????

hhH

Anónimo disse...

Moral da história: quem sabe quem não sabe limita-se a criticar e a perder tempo a criar blogs whatever(e eu sou outra burra que estou a ir no mesmo caminho). My friend, achas que muita coisa hip hop tuga ta mal? Muda-te...Achas que podes fazer melhor? Olha que o ponto de partida não será aqui a fazer blogzinhos de bullshit. Pega no mic(Desconfio que ate já pegaste, mas escorregou-te da mão e chagaste a conclusão que tinhas mais aptidão para as teclas, clap, clap.)
Um grande bem-haja aos haters. E depois queixam-se que esta merda não melhora. Pudera com tanta entrave (hater)que anda por ai...
Nothing personal whatsoever! Viva a liberdade de expressão! Viva!!!

By Makeda

Anónimo disse...

Essa teoria do "se não fazes melhor cala-te/ se não gostas, muda-te ou cala-te" faz tanto sentido quanto dois carecas a discutirem por um pente...

Makeda, "viva a liberdade de expressão" sim, sem dúvida, artigo 37 da C.R.P. É a opinião, que por sua vez alimenta a discussão e o fórum de ideias, que faz avançar mentalidades, evoluir sociedades, enfim, crescer.

Aprender a ouvir a opinião dos outros, quando bem fundamentada e não apenas fruto de gratuitidade, é um bom passo para aprender na diversidade. Era capaz de te fazer bem lidar com opiniões diferentes de quando em vez, mas isto é só uma sugestão, Mak.

Quanto ao post, acho q aí o sexto "anónimo" referiu uma questão pertinente. Um bom caminho para a originalidade (ou pelo menos criatividade), é não reproduzir, ipsis verbis, uma faixa de rap já existente (que foi o q não se passou nesse som dos Kalibrados, que mais não é que um cover com letra diferente). Se querem mesmo bytar o som, então que pelo menos não digam no fim que é uma produção do Laton (muito menos se o som é para comercializar)...acho q é falta de transparência, mas se vocês papam desses grupos, força.

Quanto à originalidade, acho q aí o amigo "consciência" ainda tá a fazer confusão com o verdadeiro significado da palavra...Originalidade aqui não está em fazer uma música de raíz, mesmo pk samplar é uma realidade endógena do rap. Agora, o que é verdadeiramente original e criativo, é pegar num sampler, de preferência fora do universo do rap (quanto mais longínquo e diferente do universo do rap, mais original), e REINVENTÁ-LO, dar-lhe uma FORMA DIFERENTE, ATRIBUIR-LHE UMA FORMA PLÁSTICA QUE ELE ANTES NÃO TINHA...isso é ORIGINALIDADE, isso é CRIATIVIDADE, isso é ENGENHO, isso é SKILL...

Queres um exemplo, não é? Eu dou-te dois, um deles produzido por mim. Convido-vos a ouvir a música de onde tirei o sampler...tirem as vossas conclusões (http://www.youtube.com/watch?v=FSYPFQy7Hmo)

"Que deus" - Boss AC http://www.youtube.com/watch?v=VSTGhKsvqkE

"Entre o Céu & A Terra" - Skills http://www.youtube.com/watch?v=mioL4aAXVBo

Peace

Anónimo disse...

Mais uma vez peço, se cometi alguma imprecisão, corrijam-me, pff.

Peace e continuação de boas críticas

Anónimo disse...

pa temos conceitos de originalidade e criatividade diferentes, aceito o teu coment.

PEACE!

Anónimo disse...

O Skill disse tudo!
È a primeira vez que venho a este blog estive a ler tudo atentamente…Consciência não me leves a mal das deves ser um Mc qualquer da 1º liga que não esta a gostar muito dok aqui é dito pk esta a pisar-te os calos.. pk eu sinceramente estou a gostar muito deste hater!


Apoiar NAO O FAZ EVOLUIR... apoiar bons artistas é que faz!
Eu compro todos os Cd's de artistas que eu acho que são bons mas não compro o Cd do super Shor por ser Rap... Isso seria apoiar uma merda de MC que so atrasa o hiphop.. isso seria Não apoiar o hiphop.. isto tudo para dizer que quem gosta de rap não tem que defender o rap incondicionalmente.

O HATER até agora tem razão..

Anónimo disse...

(correção)Apoiar o HIPHOP NAO O FAZ EVOLUIR... apoiar bons artistas é que faz!

Anónimo disse...

Na boa, bro ("consciência), não queria que concordasses cmg, só queria que lesses e pensasses no que disse. Já é o suficiente...

Brigado pela dica, Ana

Peace

Anónimo disse...

Já o Haterama, apesar de ser muito fixe, nao chegava aos pés do Veneno... mas vocês bateram mesmo no fundo.

Anónimo disse...

lol, este blog é o cumulo do ridiculo, já agora agradecia que os autores postassem alguma coisa feita por eles já que são assim tão perfeitos

Anónimo disse...

Não jogo grande coisa, contudo penso que nng me pode impedir de dizer que o Nuno Gomes é uma merda...

Não é preciso ser mc ou produtor ou o raio que o parta para expressar a opinião sobre o Hip Hop...manquem-se...

Peace

Anónimo disse...

My friend Skillz agradeço a sugestão,mas felizmente saber ouvir e lidar com a opinião dos outros é o que faço muito bem. Prendo o direito de discordar com legitimidade, e manifestar os meus contras. Assim como tu e todos os que estão a participar e a despejar as suas opiniões eu expectorei as minhas(independentemete do que disse, opiniões são opiniões).Eu dei, tu dás, ele dá, nos damos, vos destes, eles deram.
Concordo com a Ana ao dizer que temos que apoiar bons artistas, para que o Hip Hop melhore.
O Conceito "Bom Artista" tem muito que se lhe diga. O que é doce para mim, para muitos pode saber a sal. Mal ou bem, seja Super Shor ou Valete, todos de certa forma dão o seu contributo.

Anónimo disse...

"Quem sabe, sabe, quem não sabe limita-se a criticar e a perder tempo a criar blogs"

"My friend, achas que muita coisa hip hop tuga ta mal? Muda-te..."

"Achas que podes fazer melhor? Olha que o ponto de partida não será aqui a fazer blogzinhos de bullshit. Pega no mic"

"(Desconfio que ate já pegaste, mas escorregou-te da mão e chegaste a conclusão que tinhas mais aptidão para as teclas, clap, clap.)"

"E depois queixam-se que esta merda não melhora. Pudera com tanta entrave (hater)que anda por ai..."

Poderia repetir o que disse em cima acerca da discussão dos carecas ou sobre a liberdade de expressão, mas, como tu dirias, "I rest my case..."

Peace

Anónimo disse...

As minhas ditas citações, não são manifestações de desrespeito pelo nosso anfitrião. Simplesmente opinei de uma forma mais arrojada, digamos assim. Cada um opina com intensidade que quer, uns mais ousados que outros, outros mais cordeais. Não estou aqui para agradar ninguém, mas sim para dar o make my point across. Se acho este post inútil, ou se acho que a abordagem não e apropriada deixa la que eu faço as minhas contas. Se eu não concordo com ele, e tu não concordas comigo temos esse direito. I double rest my case. Iam out.

Anónimo disse...

Tudo bem, se achas que dizer a alguém que se não gosta de algo, que se mude, é produtivo, útil, ou "ousado", não vou insistir mais.

O caminho mais fácil é dizer que este post "é inútil", o caminho mais difícil é dirimir argumentos que sustentem essa opinião, caso contrário o que estás a fazer é precisamente aquilo de que acusas o nosso "anfitrião"...inutilidade sob a forma de "hating"...

Agora, não percebo é pk que achas este post inútil, mas, mesmo assim comentaste-o pelo menos 3 ou 4 vezes... Se calhar não é assim tão inúil quano isso, tanto que os 21 comments que já leva poderão atestar isso ou não, fica ao teu/vosso critério...
Penso que já disse o bastante.

Peace

Anónimo disse...

Não afirmei que este post e inútil. Já deu para reparar que és uma pessoa inteligente. Devias perceber que fiz uma suposição(em forma de exemplo) Numa suposição existe uma hipotese, mas não torna da frase uma afirmação.

Atenciosamente.

Anónimo disse...

eu sou um mc de primeira liga "ana do porto"? LOL tá bem tá.. Nem seker rimo..
Nao gosto do que é dito porque é simplesmente estupido. Nao vou nem quero aplicar o vosso conceito/critica porque senao começo a ganhar raiva, odio, repudio por todos os cd's que tenho, e depois meke? ahh e tal estes gajos nao sao "reais" (lol?)porque samplaram o conas de assubios e o cara de atum é coiso.. nao dá.. nao bate (2º lol?)epa.. é só no minimo ridiculo, tendo em conta o inumero numero de artistas a nivel mundial que sampla.. ja toda a gente utilizou um sample repetido, tocado de mil e uma maneira diferentes.. re-aproveitado de outras mil maneiras diferentes.. pa.. nao me lixem, pensem em grande okay? O kek é um sam the kid na cauda da europa? voces comem merda? ou vai com a seringa das farturas?

tou a tentar abrir-vos um bocado mais a mentalidade porque realmente isto sao questoes que pouco ou nada interessam! Rap é rap, no rap existe sampling, e por isso nao somos diferentes do resto do mundo, por isso é que um sam the kid tem o um sample k reconhecemos num som e por isso é que TAMBEM um kanye west tem um sample que reconhecemos noutro som.. ok? conseguem chegar lá? Conseguem perceber que sejam eles mais ou menos conhecidos, toda a gente, ok calma.. O MUNDO INTEIRO faz o mesmo?

Anónimo disse...

isto é o hiphoptuga...

Anónimo disse...

Epa COMEDIA !!! Pais fraquinho fraquinho fraquinho e triste voces com um blog.... jovem do blog aparece mostra quem es .... ja que es um douturado em HISTORIA E CENAS ASSIM...LANÇA UM ALBUM FAZ A TUA CENA... vela é se nao fica a 30centimos ... mas pronto !!! é trise

Anónimo disse...

Non Phixion - Refuse To Lose
e Mind da Gap (não me recordo agora do nome do som mas começa com o sample de "i got so much trouble on my mind! refuse to loose!" k tá no son dos Non Phixion
..

Anónimo disse...

Dame bete e Lady sovereign. Produto clone!! lol

Anónimo disse...

Non Phixion - Refuse To Lose
e Mind da Gap - Suicidio

Monge disse...

"A minha pergunta é… Onde esta a originalidade? será que fazer um beat é só arranjar um sample qualquer e meter uns bum bum tra tra? Podem vir com mil e uma teorias em relação ao que é samplar.. Aceito, respeito e compreendo todas. Mas será que isto é criativo? Será que é assim que os produtores bons produzem?

hhH"

Rapaz li vários posts teus e depois de ler tudo reparei que tu analisas tudo como se fosses alguém muito grande, porque quem critica assim com essa moral toda é porque realmente faz algo de muito bom, pedia então que mostrasses algo feito por ti, caso sejas rapper ou mc ou produtor ou engenheiro ou o que quer que seja, visto tares a criticar tudo e todos dessa maneira.

Quanto à razão de eu estar a fazer este comment é por teres dito num post que os produtores que produzem com samples são realmente criativos ou não. Eu nem sequer vou criar uma discussão, só te vou dizer que o hip-hop nasceu com o sampling, caso não saibas, à muito tempo atrás quando provavelmente ainda nem eras nascido (não sei), já existiam samplers e os produtores de hiphop começaram a samplar drum breaks para fazer beats de hiphop e a partir daí houve todo um desenrolar e uma evolução para o que é hoje a produção que usam sampling. Supostamente beats sem samples, nem devia ser considerado hiphop, pois a cultura de um beat maker, um produtor passa precisamente pela procura infindável de vinis em lojas de discos, discos esses que muitas vezes tao em caves com muito pó. Por isso digo-te, acredita que é mto mais criativo conseguires fazer um clássico num beat samplado do que num tocado. Agora vou-te so enumerar alguns produtores que talvez ja ouviste falar que usam sampling para fazer os seus beats: DJ Premier; Pete Rock; Marley Marl, Madlib; J Dilla; Black Milk; DJ Babu; Oddisee; Kev Brown; Damu; Young RJ; Onra; Marco Polo; Jazzy Jeff; Doom; Prince Paul; Large Professor; Evil Dee; Exile; M-Phazes; Illmind; Waajeed; S1; Rik Marvel; Astronote; Jaisu; DJ Muggs; Count Bass D; Just Blaze; Del the Funkyhomosapion; Biz Markie; Diamond D; Suff Daddy; Hi-tek; Evidence; DJ Mitsu; o proprio sam the kid so usa sampling... Nao sei que HipHop proclamas ser bom e criativo.. mas acredita.. o verdadeiro Hiphop, a musica que tu supostamente gostas, os grandes classicos veem todos do sampling, o proprio Dr.Dre como tu deves saber usava o sampling, mas desistiu derivado aos problemas com a parte judicial, problemas na clarificação dos mesmos.

Devias falar das coisas que sabes, que dominas, e evitar dizeres isto: “será que fazer um beat é só arranjar um sample qualquer e meter uns bum bum tra tra?” para não caíres no ridículo.

Monge disse...

by the way.. se quiseres justificar-te ou qq coisa... manda-me um mail, porque muito provavelmente nao vou voltar a ler este post.

monge@live.com

Monge disse...

Claro que isso que dizes sobre usarem o mesmo sample varios producers se aplica ao mesmo.. qual é o problema de se usar o mesmo sample? O sam nem usou o mesmo pitch que o alchemist. e nem sequer flipou o sample de maneira igual..